A Advanced IT concluiu, no final do mês de agosto, a implantação da solução Oracle RAC (Real Application Cluster) 11g R2 no Banco Topázio. O projeto contemplou as fases de planejamento, execução, testes e pós-produção. Agora o ambiente de banco de dados da instituição conta com alta disponibilidade, suportando assim as necessidades do negócio.

“O projeto de migração envolvia todos os sistemas críticos do Banco Topázio, e por isso se tratava de um projeto muito complexo”, afirma Daniel Scherer, do Banco Topázio. “Houve um grande esforço no período de homologação da solução. Além disso, a implantação foi dividida, evitando qualquer tipo de indisponibilidade. Depois de concluído, houveram ganhos em performance e disponibilidade. Pois, além da criação do RAC e da atualização de versão, se realizou a migração da plataforma de Standard para Enterprise e atualização de todo o parque de máquinas para novos servidores e storage da IBM. Foi um projeto de muito sucesso, sem nenhuma indisponibilidade fora das janelas programadas e com ganhos de performance conforme o esperado”

O Oracle Real Application Clusters garante a continuidade de processamento para aplicações de missões críticas, permitindo que o banco de dados permaneça disponível, caso haja alguma falha em um dos servidores que compõem o cluster. Desta forma, há um suporte maior para o plano de continuidade dos negócios e o risco operacional é reduzido. Além disso, facilitará o gerenciamento das bases de dados e permitirá que aplicativos rodem em vários servidores interconectados, possibilitando ganhos de performance, em caso de uso de processos em paralelo entre os servidores.

No caso do Banco Topázio, a necessidade de alta disponibilidade e segurança é grande, por exigência do Banco Central. Com a implantação, foram percebidos ganhos na performance e no processamento de dados, principalmente, nas rotinas de fechamento do banco, onde houve redução de quase metade do tempo do processo.

A principal preocupação, segundo Gustavo Galimberti, era “executar a migração do banco de dados de uma forma transparente para os nossos usuários, que foi concluída com muito sucesso. O projeto enriqueceu a experiência de todos os participantes e fortaleceu a confiança da empresa em sua área de TI.”

A área de Infraestrutura da Advanced IT é responsável pela gestão de 35Tb de dados em mais de 200 bancos de dados Oracle e SQL Server em seus clientes. Isto equivale a uma biblioteca de 21,9 milhões de volumes, aproximadamente, sendo que a grande maioria dos ambientes gerenciados é de alta complexidade e missão crítica. A equipe também já realizou mais de 60 implantações de Oracle RAC em todo o território nacional. Baseada em ITIL e com profissionais certificados, a unidade de Infraestrutura oferece soluções como monitoramento remoto, planos de continuidade de negócios, alta-disponibilidade, performance e tuning, estabilização de Go Live em ambientes complexos, revisão e implantação de soluções de backup de banco de dados, migrações, upgrades, outsourcing e suporte 24×7.
Desafios
– Garantir alta disponibilidade e segurança, não só pela governança do banco mas também por demanda do Banco Central.
– Executar a migração do banco de dados de uma forma transparente para os usuários.
Soluções
– Consultoria da Advanced IT.
– Migração da plataforma Standard para Enterprise.
– Implantanção de solução de cluster da Oracle (Oracle RAC 11g R2).
Benefícios
– Redução de cerca de 50% no tempo das rotinas fechamento do banco.
– Ganhos em performance e disponibilidade.
– Melhoria no gerenciamento das bases de dados através da interconexão entre os vários servidores.