Soluções de Business Intelligence (BI) têm ganhado a atenção das empresas dispostas a vencer o desafio da competitividade.

Novos modelos de BI são mais fáceis de usar, têm interfaces mais simples e podem ser operados e compreendidos, mesmo pelo membro da equipe mais tecnicamente adverso de uma empresa.

Dada a acessibilidade das plataformas de BI hoje, as perguntas a serem feitas agora são: “eu realmente preciso de um sistema de BI na minha empresa?” ou “como isso pode me ajudar a tomar melhores decisões de negócios?”

Aqui estão os 10 mais óbvios benefícios de implementar uma boa solução de Business Intelligence em sua empresa:

Vantagens de uma solução de Business Intelligence: 1. Remove a “gestão por intuição”

Muitas vezes, executar um negócio é tratado na base da intuição, e não deveria ser assim.

Os executivos têm a opção de “fazer o melhor palpite” ou “ir com a sensação de intestino”. Quando o futuro do negócio está em jogo, nenhum desses métodos deve ser tomado como um meio sério para chegar a uma estratégia.

É preciso contar com dados comerciais abrangentes (internos e externos) para formar uma estrutura confiável que permita tomar decisões fundamentadas.

Com o Business Intelligence, você recebe dados precisos, atualizações em tempo real, tendências e meios de previsão e até mesmo consegue cenários futuros.

2. Dá respostas mais rápidas às suas consultas relacionadas a negócios

Outro grande incentivo para os usuários de Business Intelligence é que este tipo de solução pode fornecer respostas imediatas às questões de negócios.

É possível tomar decisões mais rápidas com base nessas respostas sem ter que passar por páginas e páginas de relatórios escritos e perder tempo valioso.

3. Fornece importantes relatórios baseado em de métricas

Com o software de Business Intelligence de hoje, qualquer membro qualificado da organização pode ter acesso a importantes dados da empresa, como métricas de negócios, painéis e outros relatórios críticos através de dispositivos móveis.

Enquanto houver acesso à Internet, dados importantes da empresa podem ser acessados ​​e utilizados por pessoas-chave, sem complicações ou necessidade de conhecimento técnico.

4. Entrega informações valiosas sobre o comportamento dos clientes

Um dos maiores benefícios de contar com uma plataforma de BI é ter a capacidade de analisar o que o mercado está comprando ou não.

Capturando, ordenado e processando dados em tempo real, os gestores têm a oportunidade de transformá-los em informações úteis e utilizá-las para aumentar os lucros com foco nas necessidades reais dos clientes.

5. Apresenta oportunidades de venda

Uma boa plataforma de Business Intelligence permite que a área comercial faça uso de valiosos dados do cliente para fazer, polir e melhorar os modelos tradicionais que, por sua vez, ajudarão o pessoal de vendas a vender com mais rapidez.

6. Possibilita simplificar as operações

Quando um sistema de BI é posto em prática, a alta hierarquia da empresa tem a capacidade de analisar informações detalhadas sobre o desempenho da operação.

Com isso, pode facilmente identificar as áreas que precisam modificar para simplificar e tornar as operações mais inteligentes e competitivas.

7. Ajuda a desenvolver a eficiência corporativa

Existem muitas organizações que descartam um valioso tempo procurando informações em suas diferentes fontes de dados quando precisam de ajuda para obter uma compreensão mais profunda do seu negócio.

Quando acham essa informação pertinente, ainda precisam converter, mesclar e reportar os dados, comunicar as opiniões dos gestores sobre isso e discutir o que é preciso fazer.

Com um bom sistema de BI, todos os dados necessários são provenientes de uma única fonte e podem ser acessados a partir de um painel e convertido em um relatório (dashboard gráfico otimizado). Isso economiza muito tempo e energia ao remover ineficiências dos processos.

8. Demonstra quais são os reais custos

O software de BI pode dar uma melhor visão dos custos da empresa, além de possibilitar uma maior capacidade de fazer mudanças para atingir números mais significativos de rentabilidade.

9. Conduz inventários melhores

O BI ajuda a fazer as ordens corretas para inventário (o valor certo no momento certo). Desta forma, por exemplo, os clientes podem receber seus produtos apenas quando eles precisam recebê-los e a empresa não tem o fardo adicional de ter que estoque excesso parado.

10. Fornece uma melhor compreensão do passado, presente e futuro da sua empresa

Um dos maiores pontos fortes de um sistema de BI é informar sobre as estatísticas do negócio durante um determinado período de tempo, como a quantidade de peças vendidas de um determinado item, em que local e por qual representante.

Estes dados podem ser utilizados para que uma vantagem sobre a concorrência possa ser desenvolvida. Uma visão completa sobre o comportamento e experiência do cliente é fornecida por certas métricas e análises, o que, por sua vez, ajuda a planejar melhor o futuro do negócio.

Você já conta com uma boa plataforma de Business Intelligence? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a implementar essa solução!

→ Aprofunde-se um pouco mais neste assunto: baixe agora mesmo o e-book INTELIGÊNCIA COMPETITIVA — é grátis!