Contratar outsourcing de infraestrutura de TI é uma tarefa tão crítica como escolher fornecedores de qualquer outro tipo de serviço ou recurso de tecnologia. Requer avaliações minuciosas, comparações, investigação de eficiência, entre outras atividades.

Neste artigo, resolvemos trazer uma série de dicas para você não errar na hora de contratar uma empresa especializada em fornecer infra de maneira terceirizada.

Confira!

O desafio de contratar outsourcing de infraestrutura de TI

Como já estamos discutindo bastante aqui no blog, o outsourcing de infra de TI oferece às empresas uma série de vantagens. Elas vão desde a redução de custos até a flexibilidade necessária para escalar recursos conforme o aumento da demanda, passando por aumento na segurança etc.

No entanto, tudo depende do provedor de serviços contratado. Nós sabemos, qualquer tipo de terceirização de processos de negócios requer a busca de fornecedores respeitáveis ​​que tenham um histórico comprovado na indústria e utilizem as melhores práticas.

E há milhares de opções para todos os bolsos e com as mais variadas abordagens. O dilema está justamente aí: como separar o joio do trigo?

É importante ter em mente que ao contratar outsourcing de infraestrutura de TI, você está selecionando um parceiro para confiar o gerenciamento de infra; é uma relação de longo prazo, que não pode iniciar de qualquer maneira. Qualquer erro nesta seara pode trazer impactos negativos no negócio.

4 cuidados que você deve ter na hora de contratar outsourcing de infraestrutura de TI

Da busca do fornecedor experiente à gestão do relacionamento com ele, confira, a seguir, algumas dicas para não errar na hora de contratar outsourcing de infra de TI:

1. Busque um fornecedor experiente

Há muitas empresas ofertando este tipo de serviço hoje no Brasil. Você deve avaliar a experiência dos fornecedores que está consultando. Pesquise sobre a reputação das empresas no mercado, pergunte aos atuais e antigos clientes, confira cases de sucesso etc.

2. Solicite um planejamento detalhado ao fornecedor

Cada negócio é um negócio, então o provedor de outsourcing de infra deve fazer um planejamento específico para a sua empresa. Solicite que ele lhe apresente este plano antes mesmo de fechar contrato.

Assim, você poderá solicitar ajustes e verificar total aderência às suas necessidades, de acordo com as particularidades inerentes ao seu negócio.

3. Faça um bom acordo de níveis de serviço

O acordo de nível de serviço (SLA) é o documento onde são discriminados todos os detalhes do serviço que você está contratando (das horas contratadas até a forma de atendimento, entre outras).

4. Gerencie proativamente o relacionamento com o fornecedor

Por fim, uma comunicação clara e contínua das necessidades e expectativas da empresa entre a equipe de TI interna e o provedor externo ajuda a estabelecer e gerenciar expectativas realistas. O serviço regular e as revisões dos contratos são uma parte vital desse processo.

Você está pensando em contratar outsourcing de infraestrutura de TI? Fale conosco agora mesmo e veja como podemos ajudá-lo!