A gestão de banco de dados é composta por todas as ações que uma empresa põe em prática para administrar e controlar dados, a fim de atender as condições necessárias ao longo de todo o ciclo de vida das suas informações.

Este é um processo muito importante dentro das organizações, especialmente aquelas que produzem grandes volumes de informações em seus sistemas de gestão empresarial e outros tipos de aplicações.

Sobre isso conversamos com Fernando Marques Ferreira, diretor de Vendas e Marketing da Advanced IT. O executivo nos explica, na entrevista a seguir, em que momento as empresas devem partir para uma estratégia de gestão de bancos de dados e também dá indicações de como buscar um parceiro para esse tipo de projeto. Acompanhe!

Blog Advanced IT — Em termos práticos, o que é um serviço de gestão de banco de dados?

Fernando Marques Ferreira — É um serviço que visa deixar o banco de dados em perfeito funcionamento. Com parâmetros ajustados, para uma boa performance de acesso aos dados. Tem por objetivo zelar pelos aspectos de segurança das informações.

A gestão de banco de dados também estabelece e controla as políticas de backup, ou seja, de geração e armazenamento de cópias de seguranças das informações corporativas. As empresas se beneficiam desse serviço de diversas maneiras: tornam seus dados mais seguros, conseguem fazer com que seus sistemas tenham acesso rápido aos dados, passam a ter uma solução de continuidade de negócios com política de backups e também conseguem realizar testes de restauração destas cópias.

Blog — Em que momento as empresas costumam se dar conta de que precisam contratar um serviço externo de gestão de banco de dados?

Fernando — Normalmente, as empresas partem para a estruturação da gestão de banco de dados quando enfrentam algum problema de segurança, de performance ou de estabilidade.

Também há casos em que a empresa não possui pessoal interno capacitado para este gerenciamento. Quando o custo desta atividade está muito elevado, os empresários também passam a perceber que contratando uma empresa especializada, como a Advanced IT, terão mais economia. Há ainda os casos em que um profissional especializado da equipe pede demissão e não há mais ninguém com conhecimento suficiente para gerir o banco de dados.

E, cada dia mais, as empresas estão se dando conta de que é melhor se concentrar no seu business e deixar as atividades-meio para serem cuidadas por empresas especialistas.

Blog — Como um serviço externo de gestão de banco de dados pode tornar os custos de TI mais controláveis?

Fernando — Aqui na Advanced IT, nós entregamos um serviço para monitorar e gerir banco de dados com um bom escopo de atividades e seu preço definido. Assim, para atividades do dia a dia, o custo fixo fica controlado. Já para as atividades extras, fora do escopo, há um valor de hora definido em contrato. Estas atividades por hora são autorizadas pelo cliente, o que permite controle também sobre o custo variável.

Blog — O que deve ser observado no fornecedor do serviço antes de contratar?

Fernando — Primeiro, a empresa deve ter em mente de que precisa buscar um parceiro para gerir banco de dados. É importante que seja um fornecedor com especialidade comprovada. Logo, verificar os casos de sucesso — conversar com outras empresas que já utilizam o serviço —, é fundamental. Eu também pontuaria a necessidade de analisar com profundidade o escopo de trabalho ofertado, se há homologação com os fabricantes de hardwares e softwares que o fornecedor do serviço representa, além, é claro, e verificar a qualidade da equipe — ver, por exemplo, as certificações obtidas pelos profissionais, o tamanho da equipe…

Blog — Você pode citar um caso de sucesso da Advanced IT em gestão de banco de dados?

Fernando — Nós atendemos diversas empresas médias e grandes. Algumas posso citar. É o caso da Paquetá, que sentiu a necessidade de elevar seus recursos e serviços tecnológicos a altos níveis de disponibilidade para atender a complexidade de sua operação e nos procurou. Nesta empresa, nós implementamos um serviço de monitoramento e gestão dos ambientes de TI, além de prestarmos suporte técnico de forma automatizada e sempre com uma visão preventiva.

→ Entenda melhor a importância da gestão de banco de dados, baixe agora o e-book ‘Gestão de Banco de Dados: como garantir segurança, alta performance e estabilidade com custos controlados’ — é grátis!