Bons fornecedores de serviços de TI são aqueles que estão sempre atualizados com a movimentação tecnológica. Das ferramentas aos métodos, passando por práticas inovadoras, há sempre a necessidade de acompanhar o que o mercado oferece de novidades.

Não é diferente quando o assunto é a transformação digital. Como o fenômeno em si está sempre em movimento, é normal que surjam novas maneiras de explorar plataformas, recursos e metodologias inovadoras.

Sobre isso vamos refletir ao longo deste artigo. Você vai ver, a seguir, alguns fatores que deve prestar atenção na hora de contratar novos fornecedores de serviços de TI alinhados à transformação digital.

Acompanhe!

A importância dos fornecedores de serviços de TI para a transformação digital do seu negócio

Nem sempre é fácil implementar uma infraestrutura de TI que suporte a transformação digital de maneira ideal. Os custos elevados, a falta de mão de obra especializada, entre outros fatores, podem colocar muitos negócios a margem deste movimento.

Para vencer este desafio, o segredo está na gestão de parcerias com fornecedores altamente capacitados.

A descentralização da gestão de TI tem facilitado para que muitos empresários se diferenciem no mercado, aproveitando de recursos e serviços que custariam bastante e tomariam muito tempo para serem realizados internamente.

No entanto, é preciso ter em mente que nem todos os fornecedores de produtos e serviços de TI estão alinhados à transformação digital. Daí a importância de se certificar de que este é um valor para os fornecedores que estão sendo avaliados.

O que considerar na hora de contratar fornecedores de serviços de TI visando a transformação digital

Confira, a seguir, algumas dicas para que a contratação de fornecedores de soluções, equipamentos, recursos e serviços de infraestrutura favoreça a transformação digital do seu negócio:

1. Avalie se os recursos e os profissionais alinhados à transformação digital

Veja, por exemplo, se o time de colaboradores do fornecedor é composto por profissionais certificados em metodologias inovadoras. E também se os recursos de TI (centros de dados, softwares etc.) são robustos o suficiente para fornecer serviços diferenciados e em constante evolução.

2. Conheça os cases de sucesso do fornecedor

Outra forma de investigar o nível de alinhamento de um fornecedor com a transformação digital é conversar com seus atuais clientes.

Faça benchmarking com as empresas que já estão sendo atendidas. Mas não foque apenas nos detalhes técnicos.

Além de conversar com o pessoal de TI, tente verificar os resultados práticos que o negócio está obtendo (ganho de produtividade, facilidades para inovar processos, produtos e serviços etc.).

3. Avalie o comprometimento do fornecedor com a transformação digital do seu negócio

Por fim, fornecedores alinhados com a transformação digital são aqueles que não entregam meramente o que você e sua equipe solicitam. Eles também propõem ajustes de processos, melhorias na infra, implementação de soluções e serviços digitais.

Na sua empresa, avaliar os fornecedores de serviços de TI sob a ótica da transformação digital já é uma estratégia? Para se aprofundar ainda mais neste assunto, baixe agora mesmo o e-book ‘TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INFRAESTRUTURA DE TI’ — é grátis!