Implementar um BI é uma decisão importante para os empresários e executivos de TI que se dão conta de que existe um vínculo entre o uso de dados de qualidade e um resultado positivo em termos de desempenho e ganhos empresariais.

Em outras palavras, as organizações que são capazes de alavancar seus dados em dados para sua vantagem funcionam muito melhor do que aquelas que não o fazem.

E uma plataforma de Business Intelligence, neste contexto, é fundamental para alcançar o sucesso por meio do uso e exploração de dados da maneira correta. Os que não implementam planos para incorporar dados de qualidade em seus sistemas podem ficar para trás.

Se você está pensando seriamente em orientar a gestão do seu negócio em dados, continue lendo este artigo. Aqui, vamos refletir sobre algumas etapas que vão te ajudar a fazer isso corretamente.

5 passos antes de implementar um BI

Passo 1: Defina sua visão

A evolução de várias plataformas de BI oferece às organizações uma compreensão mais profunda do que os dados podem fazer.

Esses novos avanços deram aos gestores novas perspectivas quando se trata de construir objetivos de negócios. Existem também novas classes de técnicas de visualização de BI que ajudam a explorar dados em situações mais vagas, auxiliar na busca de padrões, relações sutis, segmentos e valores atípicos.

O problema mais básico é chegar às perguntas certas para perguntar e classificar os dados mais relevantes para cada situação.

Quando o BI é alavancado, as organizações podem ter uma visão completa das necessidades dos clientes, por exemplo. Portanto, é necessária uma visão completa da imagem maior — uma que também é suportada em todo o quadro e aponta para como uma organização pode evoluir com uma visão clara.

Passo 2: Trace os resultados comerciais a serem alcançados

Uma visão bem definida é apenas o início de uma implementação de BI bem-sucedida. Também precisa ter metas específicas e mensuráveis.

Deve haver uma boa combinação de abordagens de cima para baixo, bem como de baixo para cima, que podem identificar vários casos para uso comercial.

Um método de cima para baixo pode ser utilizado para determinar KPIs (Key Performance Indicators) enquanto um método bottom-up pode ser usado para identificar os dados com os quais melhorar os KPIs.

Também é recomendado procurar ganhos rápidos. Use os casos que podem trazer melhora em um curto período de tempo, a fim de garantir um suporte contínuo ao negócio.

Passo 3: Prepare a empresa para receber o BI

O The Data Directive, estudo da revista Economist Intelligence, concluiu que a falta de conhecimento é uma das principais barreiras na criação de uma organização bem-sucedida ao implementar um BI. Não há número suficiente de pessoas nas empresas e no mercado com os conhecimentos necessários para lidar com dados.

Um dos planos implementados pelas organizações que iniciaram a revolução do BI, segundo os pesquisadores, é nomear um diretor de dados ou um oficial de informações para a informatização de insights acionáveis.

Passo 4: Defina uma governança em torno do BI

As organizações que mostram que estão empenhadas em conseguir um bom equilíbrio entre valor e privacidade obterão o aceno de seus acionistas.

Se você está pensando em se mudar para um modelo centrado em dados para o seu negócio, tente criar um centro de competências de BI ou um centro de excelência composto por pessoas que tenham uma boa compreensão tanto do ambiente de TI quanto do negócio da empresa.

Esta equipe de pessoas ajudará a explorar o BI de maneira adaptável e flexível, o que ajuda a mantê-lo relevante, mesmo que o negócio e o mercado evoluam. Isso também ajudará a garantir que os princípios de governança sejam atendidos, ajudem a monitorar a realização de benefícios e a adoção de usuários, além de gerar uma regularidade da plataforma de BI em toda a empresa.

Passo 5: Analise a tecnologia

Os dados completos e os sistemas de BI precisam evoluir continuamente para lidar com dados em movimento rápido e em tempo real com excelentes níveis de custo.

Comece usando ferramentas que a organização está bem acostumada antes de avançar com seus estudos. Alguns dos problemas com a tecnologia BI podem incluir o ceticismo entre os usuários, falhas tecnológicas, baixas taxas de adoção e até mesmo inadequação no suporte executivo.

Os relatórios de inteligência resultantes também podem faltar nas definições de dados e podem ter uma utilidade limitada no processo de tomada de decisão. O problema geralmente reside no fato de que o BI é geralmente visto a partir de uma tecnologia ou uma perspectiva de negócios, quando ambas as perspectivas são igualmente importantes.

Sua empresa está preparada para implementar um BI?

A análise de dados está sendo usada poderosamente em muitas empresas hoje e por motivos apropriados. Como tudo em negócios, no entanto, não existe um método de tamanho único. Afinal, cada negócio é diferente, com requisitos e culturas únicas.

Se você deseja alcançar o sucesso com o seu modelo de BI, é melhor olhar primeiro para o que seus objetivos são para sua organização e trabalhar a partir daí. É mais provável que você descubra novas e inovadoras formas de encaminhar o seu negócio com a ajuda da sua plataforma de BI.

Há um projeto para implementar um BI no seu negócio? Fale conosco agora mesmo e veja como podemos ajudá-lo!