A transformação digital está em curso. Muitas empresas, no entanto, ainda não tomaram o controle sobre este fenômeno, sobretudo no que diz respeito à infraestrutura de TI.

Neste artigo, resolvemos trazer uma rápida reflexão a esse respeito. Você vai entender porque tornar a infra poderosa pode colocar seu negócio no caminho certo para o futuro.

Confira!

O que é transformação digital?

Para início de conversa, é importante relembrarmos o conceito de transformação digital.

Ele nada mais é do que a ideia de integração da tecnologia digital em todas as áreas de uma organização, resultando em mudanças fundamentais na forma como os negócios operam e como eles fornecem valor ao mercado.

Quando falamos em transformação digital, estamos nos referindo também a uma mudança cultural que exige que as organizações desafiem continuamente o status quo, experimentem novas ferramentas, abordagens e serviços com frequência. Isso, às vezes, requer afastamento dos processos de negócios de longa data em favor de práticas relativamente novas.

Para se ter uma ideia, de acordo com a consultoria IDC, os impactos da transformação digital estão ditando o nível de crescimento das empresas na América Latina.

A região é hoje uma das mais abertas à adoção de soluções e serviços como Computação em Nuvem, Big Data, Internet das Coisas etc. — o caráter de emergência das economias dos países em desenvolvimento proporciona um terreno mais fértil do que acontece nos países desenvolvidos, tidos como mais conservadores nos investimentos tecnológicos.   

Ainda segundo IDC 75% das empresas latino americanas encontram-se nos estágios iniciais da transformação digital — ou estão resistindo à transformação, ou já exploram ainda que timidamente ou, ainda, já a experimentam com um baixo nível de consciência.

As demais, 25%, compõem o ranking de negócios transformadores digitais (sinergia entre TI e negócio) e disruptores digitais (inovação em um nível avançado no ambiente digital).

Em suma, praticamente todas as empresas já experimentaram algum tipo de transformação digital. A questão é que nem todas estão tratando isso de maneira consciente e estratégica. E é aí que está o segredo!

O que a infraestrutura de TI tem a ver com a transformação digital do seu negócio?

Um dos sinais mais claros de que uma empresa está na crista da onda da transformação digital é o poder de produzir, armazenar, processar, analisar e utilizar dados para o desenvolvimento do negócio de maneira automatizada.

Para isso, obviamente, é importante contar com uma infraestrutura de TI robusta. Dos bancos de dados às aplicações, passando por servidores, entre outros softwares e hardwares, é preciso investir para que o arcabouço tecnológico corporativo esteja preparado para aproveitar as oportunidades digitais.

A boa notícia é que o próprio fenômeno da transformação digital se encarrega de lançar as bases para que as organizações ampliem seu poder tecnológico. Em vez de investir na infra própria, por exemplo, hoje já é possível aproveitar as vantagens de um serviço de nuvem com base em assinatura (ou pay per use).

As organizações que já investiram em infra própria ou que precisam satisfazer requisitos regulatórios (transações financeiras complexas que exigem tratamento da base de dados internamente, por exemplo) podem acessar soluções híbridas que integram infraestrutura no local e na nuvem (tanto pública como privada).

De qualquer forma, as empresas estão cada dia mais produzindo dados valiosos que podem ser explorados a favor de seus negócios (para conhecer o comportamento dos consumidores, criar estratégias de marketing e vendas mais assertivas, ajustar processos etc.).

A criação de um sistema de infraestrutura altamente dimensionável, portanto, é fundamental. Ela fornece capacidade de armazenamento de dados e os recursos de processamento necessários para adotar tecnologias e processos transformáveis, digitalmente habilitados.

Da mesma forma, a criação de uma cultura de gestão orientada a dados se torna mais fácil, simples e barata com uma boa infraestrutura de TI.

Que tal, a infraestrutura de TI da sua empresa já está pronta para a transformação digital? Para se aprofundar ainda mais neste assunto, baixe agora mesmo o e-book ‘TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INFRAESTRUTURA DE TI’ — é grátis!