A atualização não é uma escolha para os profissionais que administram bases de dados. É por isso que ler livros sobre bancos de dados nunca é demais.

Por isso, resolvemos trazer, neste artigo, uma série de livros que recomendamos aos DBAs. Os títulos que sugerimos aqui, com uma rápida resenha sobre eles, podem ser facilmente encontrados. Alguns deles estão disponíveis em PDF na web.

Acompanhe nossa seleção!

Livros sobre bancos de dados: 1. Introdução a Sistemas de Bancos de Dados, de Christopher J. Date

Em ‘Introdução a Sistemas de Bancos de Dados’, C. J. Date oferece uma introdução completa ao vasto campo de sistemas de bancos de dados.

É um livro que, de acordo com diversos especialistas e críticos, apresenta uma base sólida sobre os alicerces da tecnologia de bancos de dados, ao mesmo tempo em que se propõe a prever o desenvolvimento deste campo no futuro.

Dentre os temas abordados no livro, temos:

  • Visão geral do gerenciamento de bancos de dados;
  • Arquitetura de sistemas de bancos de dados;
  • Introdução aos bancos de dados relacionais;
  • Introdução à SQL etc.

→ Editora Elsevier (2004) – 896 páginas.  

2. Projeto de Bancos de Dados, de Carlos Alberto Heuser

Na obra ‘Projeto de Banco de Dados’, que é muito citada em pesquisas acadêmicas, apesar de ter uma linguagem fácil para quem não é do meio acadêmico, Carlos Alberto Heuser aborda as duas primeiras etapas do ciclo de vida de um banco de dados: a modelagem conceitual e o projeto lógico.

A proposta do autor não é apenas conceituar modelos ER, abordagem relacional, engenharia reversa etc., mas também arejar o pensamento do DBA e de outros profissionais de TI envolvidos com projetos de bancos de dados.

→ Editora Bookman (2009) – 282 páginas.

 

 

3. Sistemas de Bancos de Dados, de Shamkant B. Navathe e Ramez Elmasri

Em ‘Sistemas de Banco de Dados’, os autores apresentam aspectos não apenas dos sistemas, mas também das aplicações de banco de dados, além de tecnologias relacionadas ao assunto.

O livro aborda conceitos e métodos usados para proteger e usar os sistemas de banco de dados.

Além disso, oferece fundamentos de modelagem e de projeto de banco de dados, linguagens e modelos fornecidos pelos sistemas de gerenciamento de banco de dados.

Também técnicas de implementação do sistema de banco de dados são descritos de maneira muito didática.

→ Editora Person Brasil (2002) – 808 páginas.

4. SQL e Teoria Relacional, de Christopher J. Date

C.J. Date é muito respeitado por ter escrito diversos livros sobre bancos de dados e outras tecnologias relacionadas. Por isso, ele merece aparecer duas vezes na nossa seleção.

Nesta obra, o autor discursa sobre as dificuldades e armadilhas do SQL, apresentando dicas para evitar problemas com base na compreensão da teoria relacional.

Ele demonstra, por meio de numerosos exemplos e exercícios, como o DBA pode aplicar a teoria relacional no uso de SQL.

Não importa se você tem uma experiência modesta ou avançada em SQL, a proposta do autor é que você aprenda a lidar com uma série de dilemas comuns: da importância da nomenclatura correta das colunas aos erros que fazem com que você receba respostas erradas do seu banco de dados etc.

→ Editora Novatec (2005) – 536 páginas.

Que tal, você já leu algum destes livros sobre bancos de dados? O que achou das nossas dicas? Deixe seu comentário!