O banco de dados Oracle possui 3 edições: XE (free), Standard Edition e Enterprise Edition. As chamadas Options de servidores de bancos de dados Oracle só podem ser adquiridas por quem possui banco Enterprise.

E é sobre elas que vamos conversar neste artigo. Você vai entender o que são Options, para que servem e porque todo DBA deveria conhecê-las. Acompanhe!

O que são e para que servem as Options de servidores de bancos de dados Oracle?

Options Oracle, como o próprio termo sugere, são recursos adicionais para propostas específicas. Nas palavras da própria Oracle trata-se de “uma variedade de opções para que você aproveite ao máximo o Oracle Database 12c Enterprise Edition”.

Dentro disso, a Oracle também oferece sistemas projetados otimizados e pré-integrados para todas as cargas de trabalho de banco de dados, além da plataforma de nível empresarial mais abrangente para computação em nuvem, big data e data warehousing.

Quais são as principais Options de servidores de bancos de dados Oracle?

Aqui estão as principais Options e um detalhamento rápido de suas serventias para um administrador de banco de dados (DBA):

Oracle Multitenant

O Oracle Multitenant é um modelo arquitetônico contido em cenários de cloud computing, onde se emprega uma estratégia de compartilhamento de recursos computacionais. A proposta deste modelo é ter um banco de dados central suportando múltiplos bancos de dados secundários, chamados de tenants.

Com objetivo de melhorar o gerenciamento dos recursos computacionais e reduzir de custos, o multitenant propõe um compartilhamento de recursos na estrutura de banco de dados e isso resulta na consolidação de entidades que necessitam usar o recurso computacional, com isso elimina-se a necessidade de estruturas redundantes no banco de dados Oracle.

Oracle Real Application Clusters

Também conhecido como Oracle RAC, o Oracle Real Application Clusters é uma versão em cluster do Oracle Database com base em uma pilha de alta disponibilidade abrangente que pode ser usado como o fundamento de um sistema em nuvem de banco de dados, bem como uma infraestrutura compartilhada, o que garante alta disponibilidade, escalabilidade e agilidade para qualquer aplicação.

Oracle Partitioning

O Oracle Partitioning remete ao conceito de particionamento, que , basicamente, aprimora o desempenho, a capacidade de gerenciamento e a disponibilidade de uma grande variedade de aplicativos e ajuda a reduzir o custo total de propriedade para armazenar grandes quantidades de dados.

O particionamento permite que tabelas, índices e tabelas organizadas por índice sejam subdivididas em partes mais pequenas, permitindo que esses objetos de banco de dados sejam gerenciados e acessados ​​em um nível de granularidade mais fino.

Oracle Active Data Guard

O Oracle Active Data Guard é uma opção de licença para o Oracle Database Enterprise Edition. O Active Data Guard permite recursos avançados que ampliam a funcionalidade básica do Data Guard. Esses incluem:

  • Consulta em tempo real: descarregar as cargas de trabalho somente leitura para um banco de dados de espera atualizado;
  • Reparo Automático de Blocos: reparo automático de corrupção física transparente ao usuário;
  • Far Sync: proteção de perda de dados zero em qualquer distância;
  • Rastreamento de alteração de bloco em espera: habilita backups incrementais em um modo de espera ativo;
  • Active Data Guard Rolling Upgrade: facilita a redução do tempo de inatividade planejado;
  • Serviços de banco de dados globais: balanceamento de carga e gerenciamento de serviços em bancos de dados replicados. Consulte Serviços de dados globais;
  • Continuidade da Aplicação: interrupções transparentes aos usuários. Ver continuidade da aplicação.

Oracle TimesTen Application-Tier Database Cache

O Oracle TimesTen Application-Tier Database Cache (ou TimesTen Cache) é uma opção de produto Oracle Database ideal para armazenar em cache um subconjunto de desempenho de um banco de dados Oracle na camada de aplicativos para melhorar o tempo de resposta.

Os aplicativos executam operações de leitura / gravação nas tabelas de cache usando SQL e PL / SQL com persistência automática, consistência transacional e sincronização de dados com o banco de dados Oracle.

Por que todo DBA deveria conhecer as principais Options de bancos de dados Oracle?

Por fim, conhecer em detalhes as Options é importante para que o DBA possa encontrar saídas para os problemas que possui, evitando fazer aquisições e gastos desnecessários. Por exemplo, quando a empresa possui problemas de espaço em disco, o DBA poderia contratar o Advanced Compression, evitando aquisição de mais discos de armazenagem.

O que você achou da nossa explicação sobre Options de servidores de bancos de dados Oracle? Quer mais detalhes sobre isso? Faça contato conosco agora!