Neste artigo, você vai ver como o TEU Bilhete Metropolitano de Porto Alegre venceu seus desafios relacionados aos custos com gestão de bancos de dados e ganhou segurança da informação, garantia de alta disponibilidade e performance.

Vai entender em detalhes como, com os serviços da Advanced IT, o time de TI do TEU reduziu em 80% seus gastos. Acompanhe!

Uma operação gigante com muitos riscos envolvidos

O TEU Bilhete Metropolitano é um consórcio composto por 17 empresas de ônibus, mais o Trensurb e a Catsul (transporte fluvial). Está consolidado como um dos maiores e mais modernos sistemas de bilhetagem eletrônica do sul do Brasil.

Ao todo, o grupo gerencia mais de 1.850 ônibus, 22 estações de trem, duas estações de Catamarã que transportam em média meio milhão de passageiros por dia e controlam um milhão de cartões ativos.

“Nossa comercialização dos créditos é feita pela internet, em lojas físicas ou por um app para celulares, onde são atendidas mensalmente mais de 33 mil empresas, além das pessoas físicas, estudantes e isentos”, relata Ricardo Piccoli, CTO do grupo.

O executivo conta que a segurança é uma das principais preocupações do time de TI do TEU Bilhete Metropolitano, pois o consórcio funciona como uma espécie de banco gerando créditos e verificando o seu uso. “Um ponto crítico é a alta disponibilidade, temos que estar sempre no ar, muitos serviços e pessoas dependem disso”, explica Piccoli. “Nosso ambiente de TI é muito diversificado em razão de utilizarmos vários sistemas que rodam em plataformas diferentes”.

Como são realizadas mais de quatro milhões de transações diárias e são gerenciados em torno de 25 servidores entre AIX, Linux e Windows, o storage da companhia conta com uma capacidade de armazenamento na ordem de 30T. São utilizados bancos de dados Oracle, SQL Server e Postgre.

“Além da rede interna com mais de 80 pontos, gerenciamos também mais de 20 links externos, replicação interna e externa do ambiente crítico, backups, entre muitas outras atividades”, explica Ricardo Piccoli.

Serviço de gestão de bancos de dados da Advanced IT ajuda na redução de custos

Dessa complexidade toda nasceu a necessidade de encontrar um parceiro para tornar o gerenciamento de bancos de dados mais automatizado e menos dependente do time interno de TI.

Piccoli conta que antes de firmar contrato com a Advanced IT, o TEU contava com um DBA sênior dedicado 8 horas diárias exclusivamente para a gestão do banco de dados e gerência dos processos tecnológicos. “Era preciso otimizar os custos, evitar as restrições enfrentadas durante as férias dos profissionais, por exemplo, além de buscar atualização para ampliar a visão interna quanto às novidades em recursos e serviços de TI”.

Custos com gestão de bancos de dados 80% menores, melhorias nos processos e alta performance

Em parceria com a Advanced IT, toda a operação de gerenciamento de bancos de dados Oracle do TEU passou a ser automatizada e autogerenciada — baseada em métodos e técnicas proativos, de olho no crescimento do volume de dados previsto com o crescimento da companhia.

E os resultados são surpreendentes. “Conseguimos uma redução de 80% com custo de pessoal para a administração do banco de dados Oracle, zeramos os custos em cursos de aperfeiçoamento tecnológico em banco de dados, melhoramos de ponta a ponta os processos relativos aos bancos Oracle e agora temos a garantia de disponibilidade full time”, conta o CTO do TEU, Ricardo Piccoli.

Você também quer obter os mesmos resultados conseguidos pelo TEU Bilhete Metropolitano na sua empresa? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!