Blog

19/05/2022

Administração de Banco de Dados: o guia para a sua empresa

Toda empresa que possui um conjunto de dados, seja de clientes, colaboradores, fornecedores, produtos, notas fiscais, conta corrente bancária, contas a receber e a pagar, dados contábeis, entre outros, possui a necessidade de contar com um software de gerenciamento de banco de dados. E é a administração de banco de dados e suas disciplinas, que possibilita a gestão, instalação, configuração, atualização, monitoramento e segurança destes conjuntos de dados, ligados aos sistemas da empresa.

A seguir, você confere um guia sobre o que é administração de banco de dados, os tipos, a importância e as melhores práticas para administrar o banco de dados da sua empresa.

 

Administração de Banco de Dados: o guia para a sua empresa

1. Banco de dados e a importância do seu uso

Seja você uma pequena empresa ou um negócio em expansão, é fundamental considerar os dados como um ativo muito valioso. Por isso, antes de qualquer coisa, vamos entender o que é banco de dados e a importância do seu uso.

Banco de dados trata-se da estrutura e organização dos milhões de dados que são gerados na sua empresa, por diferentes fontes de dados. São, portanto, sistemas que armazenam de forma organizada esses dados, levando em consideração a segurança, a disponibilidade, a performance e o volume destes dados.

Confira os principais motivos que mostram a importância do uso de um banco de dados:

  • Armazenamento de dados

Os dados dos seus clientes, funcionários, fornecedores, notas fiscais, finanças, entre outros, precisam ser armazenados com toda a segurança e para isto é necessário planejar as capacidades necessárias levando em consideração um período futuro de crescimento deste volume de dados. As estruturas de armazenamento, ou seja, discos ou “storages” são finitos e deve-se ter a preocupação com relação à limitação de espaço. Além disso, a administração de banco de dados deve acompanhar periodicamente o crescimento destes dados, bem como atuar quando os limites de alertas forem atingidos. Isto possibilita uma maior organização, escalabilidade e minimiza o risco de falhas.

  • Integridade e confiabilidade dos dados

Um banco de dados bem estruturado e organizado, possibilita melhores resultados em termos de integridade e confiabilidade. Os dados armazenados devem estar garantidos com total integridade, acuracidade, veracidade e confiança, possibilitando sempre alta qualidade, para seu uso por sistemas inteligentes. Certamente as empresas possuem serviços ou produtos, e também possuem estratégias e canais para divulgar para os seus clientes, não é mesmo? O banco de dados é um forte aliado para que esse relacionamento de compra e venda, e fidelização, seja realizado de forma confiável, correta e ágil. Assim a administração de banco de dados deve zelar pela integridade dos dados.

  • Agilidade e performance nos processos

Quantas vezes você já se deparou com a demora para localizar um dado importante? Ou mesmo com a falta de uma base de dados confiável, travando até mesmo os sistemas internos? Com um banco de dados organizado e estruturado em um sistema inteligente, você não passará mais por isso. Você fica no controle, ganhando maior eficiência e produtividade nos processos da sua empresa.

  • Tomada de decisão

Uma informação bem organizada e categorizada é o sonho de qualquer gestor, não é mesmo? Os bancos de dados são fundamentais para construir uma base sólida e estruturada, facilitando as definições de estratégias e os processos de tomada de decisão dos gestores.

2. Fornecedores e tipos de software de gerenciamento de banco de dados

Atualmente temos disponível uma grande variedade de softwares gerenciadores de bancos de dados. No entanto, é importante que se tenha clareza sobre as necessidades específicas da sua empresa, o porte e todo o contexto que envolve esse dados.

Os tipos de bancos de dados nada mais são do que diferentes tecnologias de gerenciamento e organização, com uma linguagem específica e por isso apresentam peculiaridades. Existem dois principais tipos de banco de dados:

1 – Banco de dados relacionais: nesse tipo, os dados podem ser agrupados e mostrados em tabelas, isto é, com linhas e colunas, sendo estas tabelas relacionadas através de seus dados que compõem a chave primária. Com isso, é possível estabelecer relações específicas entre duas ou mais tabelas que sejam selecionadas. Esses são os bancos de dados geridos pela linguagem SQL.

2 – Banco de dados não-relacionais: aqui nem sempre é possível organizar os dados em tabelas, por isso, sem essa estrutura, classifica-se como não-relacional. Esses são os bancos de dados geridos, no geral, pela linguagem NoSQL. Geralmente identificado pela inserção do conceito código/valor, com estruturas não normalizadas. Muito utilizado para armazenamento de dados não estruturados e dados do tipo streaming, imagem, sons etc.

Agora que você já consegue distinguir os dois tipos de categorização de dados, vamos conhecer alguns dos principais tipos de banco de dados.

  • Oracle

Esse é um dos tipos de banco de dados mais importantes no mundo todo. Ele oferece uma diversidade de recursos, entre eles: segurança, alta disponibilidade, integridade referencial, Standby database e uma série de outras funcionalidades.

O Oracle é muito recomendado para negócios que buscam a escalabilidade e performance, uma vez que ele possui um alto poder escalável. Assim, você pode trabalhar com tranquilidade, sem qualquer preocupação com o volume da demanda.

  • SQL Server

O SQL Server, da Microsoft, é um tipo de banco de dados muito apreciado por várias organizações de diversos segmentos econômicos que lidam com um alto volume de dados e custo benefício.

Os dados possuem camadas de segurança muito robustas, uma vez que eles são criptografados e com um grau de privacidade elevado.

  • MySQL

Aqui o queridinho de grandes nomes da tecnologia, como: Instagram, Twitter e Google. O MySQL possui o SQL como linguagem principal, e o PHP como uma das linguagens para sistemas frot-end, que facilita o uso no Windows, Linux e MacOS.

  • PostgreSQL

Com esse gerenciador de banco de dados, você contará com diversas funcionalidades avançadas, além de um considerável índice de escalabilidade e expressivo custo benefício.

  • MongoDB

Aqui um representante dos bancos não-relacionais, que surgiu justamente para atender os gaps dos bancos relacionais, e vem crescendo ano a ano. O MongoDB funciona na linguagem C++ e utiliza Java Script para as pesquisas.

Lembre-se! Antes de decidir por um tipo de banco de dados, é fundamental que você mapeie o momento atual da sua empresa. Qual é o cenário atual da empresa? Quais são os recursos disponíveis para investimento? E, principalmente, quais são os objetivos desejados com os bancos de dados? Se você contar com um especialista em administração de banco de dados, tudo pode ficar ainda mais fácil.

 

3. O que é administração de banco de dados?

Você precisa analisar alguns dados que vão fundamentar tomadas de decisão? Bom, aqui já começamos a entrar em uma das principais funções da administração de banco de dados. Afinal, você precisará de um especialista para reunir e extrair somente os dados necessários para a sua análise.

É com a administração de banco de dados que é possível manter os dados de forma ordenada e com a segurança necessária.

Veja o que engloba a administração de bancos de dados a seguir:

  • Mudanças na estrutura do banco de dados;
  • Atualização da estrutura do banco de dados;
  • Atualização e instalação de ferramentas do banco de dados;
  • Criação de backup;
  • Testes de backup;
  • Manutenção da segurança das informações;
  • Monitoramento do banco de dados;
  • Monitoramento da eficiência do banco de dados; entre outras.

Quando você conta com um especialista em Administração de Banco de Dados, como a Advanced IT, é extraído o máximo desempenho do seu ambiente de TI.

4. As melhores práticas aplicadas pela Advanced IT na administração de banco de dados

A essa altura da leitura, certamente você já sabe muito bem sobre o quão valiosos são os dados da sua empresa e, por isso, a importância de possuir um bom serviço de administração de banco de dados.

Aqui na Advanced IT, trabalhamos de modo a propor ações que elevem o ambiente de TI da sua empresa a outro patamar. Somos especialistas em atender às necessidades corporativas dos nossos clientes sem frear com o crescimento e o desenvolvimento dos negócios.

Trabalhamos com as melhores práticas para a administração de banco de dados, algumas delas são:

Um DBA (Database Administrator) dedicado ao seu negócio

O DBA é o responsável pelo gerenciamento do ambiente geral do banco de dados. São eles que contribuem para a eficácia dos aplicativos que dependem de bancos de dados para o armazenamento e o acesso das informações. Na Advanced IT, você terá um profissional dedicado, como se fosse da sua equipe.

O seu negócio adequado à LGPD

Lei Geral de Proteção de Dados está aí, penalizando as empresas que não estão em conformidade com a legislação. Já são multas altíssimas aplicadas, impactando diretamente a saúde financeira da empresa. Aqui garantimos a ciência das regras e dos regulamentos, com orientações para ajudar a sua empresa a ficar em conformidade com a LGPD.

Estrutura cuidada e dados organizados

Aplicativos com um alto desempenho e escaláveis dependem diretamente de uma boa estrutura de banco de dados. Aqui, simplificamos o processo de estruturação para os nossos clientes, mantendo os dados em uma estrutura organizada de arquivos. Com isso, o tempo de pesquisa é reduzido e os processos de trabalho ganham agilidade.

A Advanced IT pode ser a parceira que você precisa para administração do banco de dados da sua empresa

Nós, da Advanced IT, somos especialistas em administração, infraestrutura e segurança de banco de dados. Oferecemos serviços completos na hora de gerenciar o seu ambiente de TI, de maneira prática, segura e adequada à LGPD.

Fale conosco e providencie agora uma solução para os seus servidores.

Compartilhar
Compartilhar